quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Juazeiro é tema de escola de samba no RJ

"Na colina sagrada, ecoa o tambor da tradição", canta o samba da Escola Tradição, em homenagem a Juazeiro

Juazeiro do Norte. A cultura e a religiosidade do Cariri cearense estarão na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no próximo carnaval. A comemoração dos 100 anos da cidade juazeirense, que se funde com a história do seu fundador maior, Padre Cícero, e as romarias, inspiram a Escola de Samba Tradição do Rio de Janeiro. O samba-enredo já causa polêmica, por ter sido encomendado aos paulistas, mas o importante para os romeiros do "Padim" é a homenagem. O tema da escola será: "Juazeiro do Norte, terra de oração e trabalho. 100 anos de Fé, Poder e Tradição".

O samba-enredo da escola faz alusão às procissões e romarias de Juazeiro. Ao "Padim", como o comandante de uma nação mestiça. "Na colina sagrada, ecoa o tambor da tradição", diz o samba feito por um grupo de compositores. Depois de muitos anos, a escola decide não fazer concurso de samba-enredo. O presidente da escola, Nésio Nascimento, diz que os grandes sambas da Tradição foram feitos dessa forma. No último mês de setembro, uma equipe da Tradição esteve em Juazeiro do Norte. O grupo veio com a finalidade de conhecer, "in loco", as manifestações populares na terra do Padre Cícero.

Ao exaltar o Ceará e os contrastes da história do Nordeste brasileiro, na letra do samba há um reconhecimento ao patrimônio cultural da região. "Hoje sou romeiro e canto forte, um samba de amor e devoção, a Juazeiro do Norte, 100 anos de fé e oração". Estes foram lemas do Padre Cícero, o principal incentivador do crescimento da cidade, com destaque para o trabalho como impulsionador desse processo de desenvolvimento.

Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romarias de Juazeiro, José Carlos dos Santos, esta é uma grande oportunidade de disseminar para o País inteiro a comemoração dos 100 anos da cidade, num momento histórico. Ele destaca que a vinda da equipe no mês de setembro teve a finalidade de conhecer também a história e focar mais o tema da escola. E foi exatamente o tripé: oração, fé e trabalho, que foi levado daqui para o Rio como inspiração.

Para o secretário, esse é um momento importante, na abertura do ano e durante a fase de carnaval, para dar um impulso a esta fase de festejos. O ano do centenário acontece desde 22 de julho de 2011, mas a abertura da programação aconteceu em 18 de julho deste ano, com o centenário da imprensa no Município. A equipe da Tradição continuará realizando as pesquisas para compor as alas da escola de samba.

Milagre da hóstia
Temas como a cultura popular, o milagre do sangramento da hóstia da boca da beata Maria Araújo, a trajetória do Padre Cícero, os romeiros e toda a mística que envolve a fé do povo nordestino em torno do sacerdote serão explorados.

Porém, o secretário adianta que, mesmo entrando na programação do centenário, não haverá aporte financeiro do setor público para a escola. Haverá o apoio relacionado aos subsídios para pesquisas históricas, material fotográfico e livros.

A Escola de Samba Tradição foi criada por familiares do ex-patrono da Portela, Natal, no mesmo ano do surgimento da Liga das Escolas de Samba. Seu nome de fundação foi Portela Tradição. No entanto, não chegou a desfilar com tal denominação, pois perdeu na justiça o direito de usá-la, passando a se chamar GRES Tradição.

Mesmo já tendo a oportunidade de desfilar no grupo especial, no momento a escola se encontra no grupo de acesso. O secretário classifica o momento como muito positivo para a cidade e vai divulgar mais ainda as potencialidades regionais.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria
Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3511.4040


ELIZÂNGELA SANTOS - REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=874981

Nenhum comentário:

Postar um comentário